27 de fevereiro de 2013

Pedalando até a Ponta da Vigia... em Penha-SC.


Olha nós ainda no pelotão de frente, à esquerda (Foto: Pico da Pedra Ecoturismo).

No último sábado começamos a nos aventurar no cicloturismo, uma prática saudável e ecológica de viajar. Geralmente quando viajamos o que nos interessa é o nosso destino final, mas no cicloturismo o mais interessante é o próprio deslocamento, pois o turismo de bike permite conhecer melhor a paisagem durante a pedalada e fazer novas amizades. O circuito pode ser curto, sem sair de sua cidade, ou mais longo, o que exige mais planejamento e preparo físico.




Então... para começar resolvemos participar de um passeio de bike do centro de Itajaí-SC, onde moramos, até a Ponta da Vigia na cidade de Penha-SC, promovido pela Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura e a Academia Viva Vida.

Todos prontos para começar a pedalar...!

Antes de começar a pedalada tomamos um café na Academia Viva Vida, ponto de partida e chegada do passeio. O circuito organizado pela Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura previa um percurso de 40 km - ida e volta (ver mapa abaixo), passando pelas praias de Navegantes e Penha e com duração de aproximadamente 5 (cinco) horas (das 9h às 14h).


Atravessando o ferry boat (balsa) para Navegantes...
Travessia de balsa no Rio Itajaí-Açú.
Durante o circuito são feitas diversas paradas para instruções, tomar água, bater umas fotos e descansar. A primeira parada foi na Praia de Navegantes, no canto sul, onde recebemos algumas instruções do trajeto e depois na Praia de Gravatá para tomar água e comer algumas bananas.

Praia de Navegantes, ao fundo os molhes na foz do Rio Itajaí-Açú.

Depois do trecho mais urbano, beirando as Praias de Navegantes e Gravatá, pegamos uma estrada de chão até chegar ao mirante da Praia Vermelha, no Município de Penha, e onde encontramos o nosso primeiro desafio, subir uma pequena elevação.


Abaixo fotos no mirante da Praia Vermelha...


Praia Vermelha no primeiro plano, ao fundo: Balneário Camboriú.



A grande vantagem de participar de um circuito organizado é contar com um veículo de apoio. Durante todo o circuito a Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura acompanhou a pedalada com sua camionete, fornecendo água, sucos e lanches.




Depois de muito suor, passar pela Praia Grande e subir mais um trecho em estrada de chão... chegamos ao nosso destino... a Ponta da Vigia...! Nesse mirante natural, que serviu como ponto de obervação de caçadores de baleias, é possível observar parte da cidade de Penha, ao norte, a Praia Grande, ao sul, e as Ilhas Feia e Itacolomi. 
Dessa vez faltou gás e o jeito foi empurrar a bike...!


Praia Grande, Penha.

Ilha Feia, ao fundo Balneário Piçarras.





Vinicius, Gisele, Adriana e Harley - na Ponta da Vigia.

Acima uma foto nossa com o Vinicius e a Gisele (Pico da Pedra Ecoturismo)... amigos nossos que organizam o pedal e nos incentivaram muito...

Abaixo, a foto oficial da conquista...!

Na Ponta da Vigia (Foto: Pico da Pedra Ecoturismo)

Na volta fizemos um trajeto mais urbano e a Adriana voltou no carro de apoio. 
Aproveitamos ainda para fazer uma última parada estratégica para tomar um caldo de cana para os 15 km finais de pedal.


Para vencer o nosso primeiro circuito contamos com as dicas de ciclistas mais experientes como o Vinicius da Silveira (Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura) e Jorge Andriani (Biker Express), que com sua mão amiga me ajudou na volta.


O cicloturismo não exige muita experiência, mas com o tempo é possível vencer circuitos mais longos e com graus de dificuldades maiores. O importante é começar com calma e respeitar os próprios limites. Manter-se hidratado e alimentar-se corretamente é essencial.



Gostou... então escolha a sua forma de cicloturismo e divirta-se...!

Curta também: www.facebook.com/picodapedraaventura e fique por dentro de novas aventuras.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...