30 de julho de 2012

Asado a la parrilla... o churrasco argentino.




O asado argentino é bem famoso e bem diferente do nosso churrasco. A começar pelo boi (das raças europeias Aberdeen Angus e Hereford), além disso, na Argentina  o gado também é criado em confinamento e os pastos são mais planos, assim não faz tanto esforço o que contribui para uma carne com mais gordura e menos músculo.



Os argentinos raramente usam espetos (a exceção é o asado criollo, similar ao fogo de chão gaúcho) e preparam a carne na parrilla, uma grelha inclinada com canaletas em "v" que não deixam a gordura cair diretamente na brasa.


O fogo é produzido pela queima de leñas (lenhas), cujas brasas são colocadas na churrasqueira com uma camada de cinzas em cima para não produzir labaredas. Outra diferença está na salga. No Brasil costumamos temperar a carne com temperos diversos (sal, alho, cebola...) ou somente com sal grosso antes de levar a carne à brasa, já os hermanos salgam a carne depois de levar ao fogo (quando ela está quase pronta ou depois de assada) com sal fino marinho.


Na Argentina os cortes mais apreciados são: o lomo argentino (similar ao nosso filé mignon), o ojo de bife (contra filé), o bife ancho (a ponta do contra filé), o bife de chorizo (o miolo do contra filé), o tapa de quadril (picanha), o bife de tira (o miolo da picanha), o vacio (fraldinha) e o quadril (alcatra).

Nas parrilladas é comum encontar também: chorizo (linguiça), morcilla (choriço), molleja (amígdala), riñones (rins), chinchulines (tripas), asado (costela), pechito de cerdo (costela de porco) e alas y pata de pollo (asas, coxa e contra-coxa de frango).


Outra diferença está nos acompanhamentos. Nada de maionese (salada de batatas) ou arroz e farofa. Lá o asado é servido com papas fritas (batatas fritas), pão, salada e molhos (vinagrate, alho com tempero verde, a base pimenta e chimichurri). E até mesmo com o churrasco eles costumam apreciar um bom vinho tinto (malbec). Finalizando, sobremesa de sorvete, salada de frutas ou um delicioso tiramisu.



Em Buenos Aires não é muito difícil encontrar um asado a la parrilla. São inúmeras parrillas espalhadas pela cidade, difícil é encontrar um bom asado. Quando estivemos em Buenos Aires comemorando 15 anos de casados (em maio/2012), depois de uma longa caminhada pela Av. Santa Fe e uma visita à Libreria El Ateneo, almoçamos bife de chorizo no Buenos Aires Grill (Av. Santa Fe, 1876), um prato acompanhado de batatas fritas e outro de salada (dividimos as batatas e a salada), de sobremesa um  tiramisu. A carne estava deliciosamente no ponto e bem macia e o atendimento foi muito bom... recomendamos! Opções mais badalas podem ser encontradas em Puerto Madero (como o Siga la Vaca).

Outras dicas em: 10 Parrillas em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...