O primeiro passeio que fizemos foi o city tour para conhecer a CIDADE ALTA (próxima ao aeroporto), parada obrigatória para os milhares de turistas que visitam Porto Seguro, onde assistimos
a apresentação de danças e capoeira com a participação
voluntária de alguns turistas.
O Pedro (camiseta preta e óculos) e a Sílvia (lá no fundo, atrás do
Pedro)
participaram da apresentação de dança.
Na cidade alta fica o centro histórico, que formou a primeira vila do país a partir do século XVI e encontramos muitas referências ao descobrimento do Brasil, entre eles o Marco da Posse - um monolito de pedra gravada com uma cruz supostamente trazido de Portugal para confirmar o domínio das terras recém descobertas por Cabral.
A CIDADE ALTA é um conjunto de casarios antigos (igrejas, prédios públicos e casas particulares) tombado pelo patrimônio nacional. A vila foi restaurada na época do 500º aniversário do descobrimento do Brasil.
A divisão em cidade alta e cidade baixa é uma forma bem peculiar de urbanização pelos portugueses aproveitando a topografia (regiões planas ao nível do mar e outras mais elevadas).
Mais protegida e geralmente fortificada, na cidade alta ficam os prédios públicos, as igrejas e as residências dos mais abastados (com eira e beira), abaixo, na cidade baixa, o comércio, o porto e os sem eira nem beira. Lisboa e Salvador são exemplos dessa mesma forma de urbanização.
No centro histórico você vai encontrar lojinhas de artesanatos, barzinhos, alguns índios vendendo artesanato e barraquinhas de baianas vendendo acarajés, tapiocas e pimenta.
No próximo post, a Passarela do Álcool...
Série Porto Seguro: A chegada (1) - Passarela do Álcool (3) - Coroa Vermelha (4) - Arraial D'Ajuda Eco Parque (5) - Arraial D'Ajuda (6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário