27 de junho de 2012

Passeio Público de Curitiba

Portão de entrada do Passeio Público.
Arquitetura inspirada no portão do Cemitério de Cães de Paris.

Curitiba é uma cidade que merece ser visitada várias vezes, principalmente no outono e na primavera quando o clima é melhor, já que no inverno é muito frio e no verão é melhor estar na praia.



A grande vantagem de Curitiba é que você pode conhecer muitos lugares bacanas sem gastar nada ou muito pouco: são parques, museus, shoppings, feiras e mercados que agradam crianças e adultos.

Recentemente aproveitamos o feriado municipal de Itajaí (15 de junho) para levar as crianças para conhecer o Passeio Público, o Mercado Público Municipal e o MON (Museu Oscar Niemeyer)... nada de shoppings!

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e fica bem no centro da cidade. Inaugurado em 1886, já abrigou o Jardim Botânico e o primeiro Zoo da cidade.


O parque é uma grande área arborizada bem no centro de Curitiba e ocupa uma área de aproximadamente 70 hectares. A localização privilegiada atrai muitos moradores para caminhadas e turistas a passeio.



A infraestrutura do parque conta com restaurante, sanitários, rinque de patinação, ponte pênsil, pedalinhos, pista para caminhadas, playground, ciclovia (ao redor do parque) e bicicletário.




O Passeio até hoje abriga alguns animais como macacos, aves e pequenos mamíferos. Possui, ainda, um terrário com cobras e répteis e um aquário com diversas espécies de peixes da Amazônia e da África.


Aos sábados, das 8h às 13h, uma das atrações no Passeio Público é a Feira de Artesanatos e Produtos Orgânicos. A feira atrai muitas pessoas que gostam de frutas e verduras livres de agrotóxicos. Além disso, tem pinhão, geleias,  massas, biscoitos, vinhos e sucos, tudo produzido artesanalmente. A feira de artesanato é simples e bem pequena se comparada com a do Largo da Ordem (que ocorre todos os domingos) mas vale uma espiada.

 PASSEIO PÚBLICO: Localizado entre as ruas Presidente Carlos Cavalcante, Presidente Faria e Av. João Gualberto, no Centro. Visitas: Terça a domingo das 6h às 20h (entrada franca). Aquário das 9h às 17h. Tel: 41 3222 2742.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...