18 de maio de 2012

Nova Trento



Nova Trento está entre as nossas escapadas para comemorar os nossos aniversários de casamento e foi em 2009 que estivemos lá... faz tempo!

A cidade de está localizada aproximadamente a 80 quilômetros de Florianópolis e a 70 quilômetros de Itajaí. Colonizada por imigrantes italianos (da região de Trento, norte da Itália) a cidade mantêm até hoje as características de seus primeiros habitantes (sua bandeira ostenta as mesmas cores da italiana). Os traços da colonização italiana estão bem presentes em sua culinária, no plantio de uvas, na fabricação artesanal de sucos e vinhos coloniais, em seus grupos folclóricos e, principalmente, em sua religiosidade.



Apesar de receber muitas pessoas em busca do turismo religioso, as opções de hospedagens estão restritas a meia dúzia de hotéis e pousadas... acabamos optando pelo Sítio Nona Lurdes - Pousada e Restaurante. A pousada possui 8 (oito) rústicas e confortáveis cabanas, bem decoradas e equipadas. Possui, também, um restaurante aberto ao público que costuma lotar nos finais de semana. A culinária tipicamente italiana é servida num fogão a lenha.

Como o nosso objetivo foi uma escapadinha para namorar... nada de turismo religioso, a Nona Lurdes foi a escolha ideal. A pousada fica afastada do centro da cidade, é bem sossegada, com jardins bem cuidados e conta com aquele ar romântico que desejávamos.


A pousada...







Nada de muitos passeios, só uma visita ao Morro da Cruz... o que garante uma bela vista da cidade e de sua área rural... uma parada para conhecer o Museu da Cultura Italiana... e uns passeios sem destino para conhecer algumas paisagens bucólicas da região...









Almoçávamos sempre no restaurante da pousada (onde também era servido o café da manhã, incluso na diária), mas como a tarde eles ofereciam apenas um chá de cortesia nos vimos obrigados a procurar algo mais nutritivo.. e achamos o Café e Pizzeria di Iggio e Ivete. A tarde, curtimos um café com pão caseiro, salame e queijo coloniais, nata, geléia e manteiga, além de tortas e salgados... e a noite, uma deliciosa pizza assada no forno a lenha. O café com pão caseiro deve ser bem famoso, quando chegamos conseguimos as últimas fatias, logo depois chegaram dois casais de Floripa que ficaram decepcionados por não conseguirem se deliciar com o disputado pão.



Essa torta de morango é sensacional, comemos a tarde no café e a noite de sobremesa depois da pizza no Iggio e Ivete... na verdade ela é produzida pela Martha Frehner Confeitaria...


A confeitaria Martha Frenher (fica meio isolada na rodovia que liga Nova Trento a Brusque) já chama a atenção pela sua construção no estilo suíço e conta com uma deliciosa variedade de pães, queijos, salames, tortas, strudel, etc... é de encher os olhos... comer é melhor ainda... mas atenção, não abre aos domingos! Quando voltamos domingo para Itajaí estava fechada... ainda bem que comemos a torta de morango (foto acima) no Iggio e Ivete... mas como moramos perto, as vezes quando bate aquela vontade, vamos até lá...


Sítio Nona Lurdes - Pousada e Restaurante $$O
http://www.sitiononalurdes.com.br/
Rodovia SC 411, S/N
Entre São João Batista e Nova Trento

Café e Pizzeria di Iggio e Ivete $O
Rodovia SC 411, Km 29, 129
Centro - Nova Trento

Martha Frehner Confeitaria $O
Rodovia SC 411, Km6, 9758
Entre Nova Trento e Brusque

Museu da Cultura Italiana e Morro da Cruz
Estrada Geral do Morro da Cruz, S/N
Centro - Nova Trento

Mais informações no Portal de Turismo da
Prefeitura Municipal de Nova Trento:
http://www.novatrento.sc.gov.br/turismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...