Uma ilha cheia de surpresas, assim é Floripa, se bem que a cidade também ocupa uma área continental. Visitamos uma dessas agradáveis surpresas, o bucólico Ribeirão da Ilha, situado na baía sul da Ilha e distante 27 Km do centro de Floripa, com pequenas praias de águas calmas e areia grossa.
O Ribeirão foi um dos primeiros locais colonizados pelos açorianos na Ilha de Santa Catarina. A freguesia é reduto de autênticos "manezinhos da ilha", com suas casinhas geminadas e coloridas construídas rente as calçadas (arquitetura tipicamente açoriana), onde seus moradores observam a vida passar e têm um rítimo bem diferente do agitado centro da cidade.
A grande atração do Ribeirão são os vários restaurantes de frutos do mar, muitos deles à beira do mar, e o que não falta são pratos a base de ostras que são cultivadas no local (o Ribeirão é o maior produtor de ostras do Brasil). Almoçamos no Rancho Açoriano, escolhemos uma mesa no pier que proporcionou um visual fantástico da baía. Após o almoço, resolvemos dar uma caminhada e apreciar as pracinhas, a baía, a arquitetura local e tirar umas fotos. Há, ainda, algumas opções de compras, como: ostras, rendas de bilro e artesanatos.
Pier do Restaurante Rancho Açoriano. |
Pose para a foto.
As ostras e o risoto fizeram o maior sucesso...
As ostras e o risoto fizeram o maior sucesso...
Ostras Gratinadas. |
Anchova Grelhada. |
Congrio Grelhado na manteiga com batata souté, camarões, lulas e polvos. |
Risoto de Camarão... hummm! |
Loja de Artesanato (acima)... não tem placa de identificação... fica depois do Restaurante Ostradamus.
Abaixo, algumas fotos das casas tipicamente açorianas...
Como chegar no Ribeirão: passando a ponte é só seguir as placas indicando o Sul da Ilha, em direção ao Campeche e Pântano do Sul.
Restaurante Rancho Açoriano (mapa aqui)
Rua Baldicero Filomeno, 5634 Florianópolis - SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário