Museu Etnográfico e Villa Prando Vinícola
Um bom programa em família para uma tarde de outono é visitar o Museu Etnográfico de Itajaí, localizado no Bairro Itaipava (região rural de Itajaí) e foi o que fizemos no sábado (24.3.12).
Museu Etnográfico de Itajaí |
Antiga estrada de ferro passando pela hoje Contorno Sul vista do Morro da Cruz Fonte: Arquivo Histórico de Itajaí |
O museu, inaugurado em 2010, foi idealizado em um antigo prédio restaurado da Estação Ferroviária Engenheiro Vereza da Estrada de Ferro Santa Catarina, e é o único prédio que restou da antiga linha, que passava por onde atualmente é a Contorno Sul (Av. Abraão João Francisco) e chegava até o Bairro Fazenda.
A construção abriga diversas exposições da etnografia cultural local, da história da Estrada de Ferro SC e um interessante acervo arqueológico de sambaquis.
Itaipava abriga muitas olarias... |
Chegar lá é fácil, mas faltam placas indicando o local, principalmente no acesso da Rodovia Antônio Heil para o Bairro Itaipava, mas como se diz por aqui: "segue pra Brusqui, não tem, camba as direita no trevo para o Rio do Meio e Itaipava, e vai, no final camba as esquerda e vai toda vida... é logo ali, depois da igreja católica de São Pedro Apóstolo, não tem...".
Segundo as fontes históricas de Itajaí: O nome Itaipava é de origem tupi-guarani e significa “pedra que atravessa a água”. As terras dessa região foram concedidas pela Coroa Portuguesa para que Antônio Menezes de Vasconcelos Drumond estabelecesse o primeiro empreendimento colonial do Vale do Itajaí. A futura colônia se chamaria São Tomás de Vilanova e nunca foi concluída.
Depois de visitar o museu, esticamos até a Villa Prando Vinícola (para chegar lá é só seguir as placas desde a Rod. Antônio Heil), o local é agradável e encontra-se no alto de um morro com muita Mata Atlântica ao seu redor, de onde contemplamos uma bela vista da área rural de Itajaí.
Villa Prando Vinícola |
A adega... |
Lá você é recebido pelo seu Honório, simpático proprietário da vinícola e cheio de histórias, que nos mostrou como um bom vinho artesanal é produzido (as uvas são trazidas da região de São Joaquim) e é claro ofereceu algumas taças para degustação. Acabamos adquirindo uma garrafa de um dos vinhos que provamos, o Graciatto (2008) elaborado com uvas cabernet sauvignon e amadurecido em barris de carvalho francês.
Sites e Endereços:
Museu Etnográfico de Itajaí: Avenida Itaipava, 3901 Bairro Itaipava, Itajaí-SC
http://fgml.itajai.sc.gov.br
(Veja como chegar lá no Google Maps: aqui)
Villa Prando Vinícola: Alameda Mata Atlântica, 1224, Bairro Itaipava, Itajaí-SC
http://www.villaprando.com.br
(Veja como chegar lá no Google Maps: aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário