18 de março de 2012

Itajaí – terra, rio e mar (2).


As opções de lazer às margens do Rio Itajaí-Açu e sua foz.

A nossa cidade deve grande parte de seu crescimento e desenvolvimento ao Rio Itajaí-Açu, em cujas margens localiza-se o pool portuário formado pelo Porto Municipal de Itajaí, o Porto de Navegantes e demais portos privados, bem como diversos cais de atracação de barcos pesqueiros e muitos dos principais pontos turísticos.

É nesse encontro da cidade com o rio e sua foz que podemos encontrar diversas opções de lazer, gastronomia, cultura e esportes.

Abaixo indicamos alguns dos principais pontos turísticos de Itajaí localizados às margens do Rio Itajaí-Açu:






É interessante ressaltar que nos locais acima indicados foi desenvolvido um importante e esquecido projeto para a cidade: o Projeto Borda D’Água. Este projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Dalmo Vieira Filho, Luciana Ferreira e Silvana Pitz e tem por objetivo valorizar a região urbana de Itajaí e resgatar um contato direto entre a terra, o rio e o mar (saiba mais aqui) de forma mais ordenada.





Gostamos muito de passear na região da Beira Rio (Av. Ministro Victor Konder), onde podemos simplesmente caminhar, observar as manobras radicais de bicicross na pista de skate no início da avenida ou, ainda, ir até o molhe e observar a entrada e saída de navios e barcos pesqueiros e contemplar um belo por-do-sol ao fundo da cidade.

Ao longo da Beira Rio também encontramos diversas opções de restaurantes, de carnes, massas e frutos do mar (a especialidade da culinária local), entre os nossos preferidos estão: Santo Grill (carnes), Saco Xeio (frutos do mar, com destaque para o camarão à Saco Xeio) e a Cantina Família Frassini (que possui duas casas, uma ao lado da outra, uma de massas e a outra no estilo galeteria).

Imagem: Prefeitura Municipal de Itajaí


Costumamos dizer que visitar uma cidade e não conhecer o Mercado Público local é como não ter conhecido a cidade, por isso, outro local que gostamos muito é o Mercado Público Municipal de Itajaí e o Mercado do Peixe, que ficam lado-a-lado no final da Beira Rio. Neste local podemos encontrar além de peixes, restaurantes, artesanatos e lojinhas de temperos, produtos coloniais, frutas e verduras. Atualmente o Mercado Público está fechado para reformas, mas o Mercado do Peixe funciona normalmente enquanto não ganha uma área nova e mais moderna próximo ao local atual.

Sempre que pudermos postaremos mais informações da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...