26 de julho de 2013

7 Roteiros de Cicloturismo em SC, PR e RS.

Praia de Armação de Itapocoroy, Penha-SC

A prática de cicloturismo está conquistando a cada dia mais adeptos. E, em virtude dessa prática saudável e sustentável novos roteiros e eventos são criados para proporcionar aos cicloturistas novos passeios, aventuras e superação em circuitos com estradas de terra e asfalto, serras e praias, campos e cidades.

Segue, então, algumas dicas de roteiros na região sul do Brasil:

  • Serra da Graciosa (PR) descida pela secular Estrada da Graciosa (Rodovia PR-410), antiga rota dos tropeiros, de Quatro Barras até Morretes e Antonina garante aos ciclistas uma  paisagem espetacular e preservada da Mata Atlântica. O ideal é descer no início da manhã para chegar em Morretes na hora do almoço, fazer um ciclotour pela cidade  e saborear um típico prato local, o Barreado (prato de origem açoriana feito com carne cozida em panela de barro e servida com arroz, farinha e banana).
O pedal é leve e não exige muito preparo físico, afinal a maior parte do roteiro é descendo a serra. O percurso tem aproximadamente 40 Km partindo do portal no início da Estrada da Graciosa (em Quatro Barras-PR) em direção ao litoral e conta com vários mirantes para parar e apreciar a paisagem com mais segurança.

Fonte: Pico da Pedra

A Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura promove o roteiro partindo de Itajaí-SC. O transporte é feito com uma Land Rover com carretinha para as bikes até Quatro Barras-PR. De lá, é só descer a serra e curtir a paisagem até chegar em Morretes, após umas 3 a 4 horas de pedal, com direito a almoço e carro de apoio durante o percurso. A volta é feita com a camionete da Pico da Pedra pelo litoral.

Fonte: Serra Verde Express
Outra opção é voltar de trem, subindo a serra, pela Serra Verde Express que possui vagão bagageiro destinado ao transporte de bikes e motos (nesse caso é melhor consultar a empresa e comprar sua passagem com antecedência).

> Quem leva: Pico da Pedra Ecoturismo + Aventura 
Confira também no Facebook aqui.


  • Costa Verde e Mar (SC)A Costa Verde & Mar é um consórcio inter-municipal com o objetivo de divulgar e fomentar o turismo no litoral centro norte de Santa Catarina.


Estrada em Penha-SC

O roteiro cicloturístico da Costa Verde & Mar é o primeiro a integrar litoral com o interior, passando por áreas urbanas e rurais, incluindo famosas praias da região como a Praia Brava (Itajaí).
Vista do mirante natural da Praia Vermelha, Penha-SC e Balneário Camboriú (ao fundo).

O circuito, planejado para ser completado em 6 dias, percorre 270 km por 11 municípios: Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luís Alves e Ilhota (veja os trechos identificados no mapa abaixo).

Fonte: Costa Verde & Mar
O grande atrativo deste circuito é a possibilidade de contemplar uma paisagem bem diversificada: do urbano ao rural, do agito ao sossego, além de passar por belas praias, matas, cachoeiras e plantações; em um roteiro de vias urbanas e  estradas de terra (saiba mais aqui).

Porto de Itajaí-SC

Segundo o site da Costa Verde & Mar o circuito "ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turístico de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica".

Praia do Mariscal, Bombinhas-SC

> Quem leva: Biker Express - Confira no Facebook aqui.

  • Circuito Vale Europeu (SC)O Circuito Vale Europeu ostenta o título de ser o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São mais de 300 km de pedal passando por belas paisagens do alto Vale do Itajaí. A região é conhecida como Vale Europeu em virtude da marcante cultura alemã e italiana. O roteiro (circular) começa e termina em Timbó-SC, distante 30 km de Blumenau, a terra da Oktoberfest (ver mapa abaixo). Sem dúvida é um dos mais bonitos e disputados circuitos do Brasil.

 
Fonte: Circuito Vale Europeu

Durante os percursos existem muitos rios e cachoeiras...

Ponte Coberta e cachoeira em Rio dos Cedros.


O contato com as culturas alemã e italiana é constante:
na arquitetura, na gastronomia e nos costumes...

Fonte: Circuito Vale Europeu
Para percorrer todo o percurso são necessários pelo menos de 6 a 7 dias. O circuito conta com pousadas, restaurantes e lanchonetes, mas é importante planejar bem a viagem, estudar bem cada percurso e realizar as reservas com antecedência pois o circuito é bem disputado, principalmente nos feriadões. O circuito conta também com infraestrutura para outros esportes de aventura como rapel, rafting e caminhadas.

Confira no site do circuito (aqui) todas as dicas, mapas dos percursos, guia de pousadas e muito mais.


  • Acolhida na Colônia (SC) - Associação de pequenos produtores rurais criada em 1999  e inspirada na rede francesa Accueil Paysan, a qual está integrada, a Acolhida na Colônia tem por objetivo promover o agroturismo ecológico. A proposta da Acolhida é oferecer aos turistas um contato direto com a  vida no campo oferecendo acomodações simples em suas próprias casas, porém  aconchegantes.
  •   
Fonte:  Acolhida na Colônia
A partir de 2009 foram criados roteiros cicloturísticos nos municípios de Anitápolis e Santa Rosa de Lima, na região das Encostas da Serra Geral, distante aproximadamente 100 km de Florianópolis (via BR 282 e SC 407).
As encostas da Serra Geral constituem uma região de transição entre a Mata Atlântica e os campos de altitude, formando uma paisagem atípica e de grande beleza cênica com escarpados, cânions, vales, araucárias, plantações, rios e cachoeiras.
A cultura local tem grande influência da colonização alemã e italiana, o que é facilmente observado nos sotaques, na arquitetura e na gastronomia.

Acesse o site oficial da Acolhida aqui e veja os mapas dos percursos aqui.




  • Circuito das Araucárias (SC) - Localizado no planalto norte catarinense este roteiro possui 8 trechos que percorrem uma paisagem de serra, planaltos e vales, com muitas araucárias e cachoeiras. Acesse o site oficial do circuito (aqui) e conheça melhor cada trecho, as belezas naturais e as atrações culturais e gastronômicas dos municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Corupá.



Um dos destaques históricos do Circuito das Araucárias é a Estrada Dona Francisca. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865. Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento, e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Os trilhos serpenteiam as serras e cruzam o circuito diversas vezes.

(Fonte de informações e fotos obtidas no site oficial do Circuito das Araucárias).


> Quem leva: Biker Express - Confira no Facebook aqui.


  • Rota das Baleias e Praia do Rosa (SC) - O litoral dos municípios de Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes e Palhoça possuem belíssimas praias, dunas, lagoas e lagos, restingas e rios. A região atrai principalmente praticantes do surf, windsurf, kitesurf, e canoagem, mas também aqueles que se aventuram sobre duas rodas. São diversas opções de pedal por uma paisagem incrível.

Fonte:  Rosa Ecoadventure

A região é famosa por suas praias, como: Rosa, Silveira, Ferrugem, Ibiraquera e Guarda do Embaú. E, entre os meses de agosto e novembro visitantes ilustres aparecem todos os anos: as Baleias Franca, que vem em busca de sossego para alimentar os seus filhotes.

Por tratar-se de uma região turística a infra-estrutura nessas praias são excelentes, com muitas pousadas, restaurantes e bares. É claro que no verão é tudo mais badalado e caro, mas nos meses de outono e primavera o clima e a tranquilidade são ideias para pedalar por este belíssimo trecho do litoral catarinense.



  • Vale dos Vinhedos (RS) - famoso roteiro de enoturismo situado na Serra Gaúcha, compreende os municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi. Com forte presença da cultura italiana a região encanta por sua cultura, gastronomia e, é claro, pelos seus vinhos.

As alternativas de cicluturismo no Vale dos Vinhedos são diversas, pedalando por belas paisagens típicas da serra gaúcha, repletas de vinhedos e, ainda, com a possibilidade de visitar as vinícolas mais famosas do Brasil. Além disso, há outros roteiros na região, como o Caminhos de Pedra, que resgata a herança cultural dos colonos italianos, em que os turistas tem a oportunidade de entrar em contato com as construções erguidas pelos camponeses e a sua gastronomia.... imperdível...!

Fonte:  Caminhos do Sertão Cicloturismo

 Conheça mais o Vale dos Vinhedos em:



Gostou...? Então, pegue a sua bike e encare um roteiro de cicloturismo...!

4 comentários:

  1. Buenas tchê, só ficou faltando o roteiro Cascatas e Montanhas entre as cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula. www.cascatasemontanhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bike Aventura... excelente dica...!!!

      Excluir
    2. Concordo, o Cascatas e Montanhas é muito bom... aliás, não está incluso aqui também o Caminho das Missões (ver site) na região missioneira do RS.

      Excluir
  2. Anônimo20/1/17

    Roteiro das Missões (RS) também seria uma boa opção para um bom pedal!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...