7 de abril de 2013

Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, em Floripa-SC


Santo Antonio de Lisboa é um dos distritos mais antigos de Floripa. A simpática freguesia foi fundada por imigrantes açorianos que chegaram à Ilha de Santa Catarina em meados do século XVII.



Depois do Ribeirão da Ilha e da Barra da Lagoa, é umas das poucas freguesias que ainda mantém o autêntico jeito manézinho do ilhéu. Sua arquitetura e costumes, herdados dos colonizadores açorianos, é bem evidente, o que é facilmente observado em seus casarios típicos, nas ruas estreitas, na pesca artesanal, nas cerâmicas de olarias e nas rendas de bilro.



O local é reduto de bons restaurantes especializados em frutos do mar, alguns possuem mesas e decks na beira da praia, o que garante uma bela vista durante as refeições. O destaque são as ostras, também cultivadas em seu mar, servidas frescas, gratinadas e ao bafo.

Restinga (Rd. Rafael da Rocha Pires 2759 - próximo à Ponta de Sambaqui), Chão Batido (Rua 15 de Novembro, 103) e Marisqueira Sintra (Rua XV de Novembro, 147) são ótimas e concorridas opções.


Artesanatos podem ser encontrados em diversas lojinhas espalhadas pela freguesia e, nos finais de semana, na feirinha da Praça Roldão da Rocha Pires (bem no centrinho).





De Santo Antônio de Lisboa pode-se observar a Baía Norte e, ao sul, parte da Av. Beira Mar Norte e a Ponte Hercílio Luz e, ao leste, o Continente. No outono e no inverno o por do sol é fantástico e saboreando umas ostras o espetáculo fica melhor ainda.


A Festa do Divino Espírito Santos e o Terno de Reis são marcas da religiosidade portuguesa que mantém viva a cultura da freguesia e também atraem muitos turistas.

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades



Localização: à Noroeste da Ilha de Santa Catarina (na Baía Norte).
Como Chegar: Seguir em direção ao norte da Ilha pela SC-401.
Distância do centro de Floripa: 13 Km.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...