1 de abril de 2013

Forte Santana - Floripa



O Forte Santana é uma das fortalezas erguidas para proteger a Ilha de Santa Catarina e a sua pequena vila, na época chamada de Desterro (atual Florianópolis), de invasores espanhóis. Como o alcance dos canhões era limitado, os portugueses construiram diversas fortificações num sistema de fogo cruzado para garantir que nenhuma embarcação invasora obtivesse êxito em seu intento, o que não impediu a invasão espanhola em 1777, sem muita luta e com poucos tiros disparados sem sucesso.




Construído em alvenaria de pedra e cal (em 1763) no ponto mais próximo da ilha com o continente, conhecido como Estreito, está localizado praticamente embaixo da Ponte Hercílio Luz, um dos mais belos cartões postais de SC.
Na parte continental, do outro lado da baía, foi construído posteriormente o Forte de São João do Estreito, cuja ruína acabou demolida e soterrada pela construção da ponte Hercílio Luz.



O Forte Santana é uma das fortalezas mais bem conservadas e mais acessíveis para visitar em Floripa, ainda que menor e bem menos imponente que a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, na ilha de Anhatomirim (Baía Norte), e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na encosta entre a Praia do Forte e Jurerê (norte da Ilha).



Anexo ao Forte está localizado o Museu de Armas Major Antônio de Lara Ribas (Fone: 48-3229-6263), administrado pela Polícia Militar de Santa Catarina. Do pátio, defronte ao forte, tem-se uma vista incrível da Ponte Hercílio Luz e do pôr do sol.


Como chegar: seguindo pela Av. Beira Mar Norte em direção ao centro, a entrada fica a direita um pouco antes de passar embaixo da ponte (possui estacionamento próprio).

Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo das 9h às 17h (entrada franca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...